Cidades

Covid-19: Rio registra um milhão de casos desde início da pandemia

pessoas, pandemia, covid-19, coletivo, rodoviário, Centro
Cidade do Rio concentra o maior número de mortes e de casos. Foto: Arquivo/ Pedro Conforte

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta segunda-feira (19), aponta que o estado do Rio ultrapassou a marca de um milhão de casos da Covid-19 desde o início da pandemia. Segundo o relatório, a doença matou mais de 57.585 pessoas no estado e a cidade do Rio concentra o maior número de mortes (29.509) e também o maior número de casos (382.972).

O estado do Rio está no topo do ranking dos casos da variante Delta, cepa mais transmissível do coronavírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no total de 97 casos de infecção notificados no país, o Rio conta com 74.

A Secretaria Estadual de Saúde informa que a confirmação destes casos foi possível graças aos últimos resultados do projeto Corona-Ômica-RJ — um dos maiores do país, que realiza a análise mensal de cerca de 800 amostras de todo o estado.

Ainda segundo a secretaria, foram identificados novos municípios com identificação de caso da Variante Delta. São eles: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita e Niterói. Em Seropédica, São João de Meriti e Rio de Janeiro já haviam sido identificados casos anteriormente.

Contudo, a Secretaria estadual de saúde alerta que, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da Covid-19 seguem os mesmos.

Sendo assim, a pasta atenta que não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social.

O estado reforça que é importante que os municípios continuem avançando no processo de vacinação contra a Covid-19 e que a população retorne para receber a segunda dose.

Vacinação

Segundo balanço do Governo do Estado atualizado até às 9h desta segunda-feira, em todo o Estado do Rio já foram aplicadas 9.729.089 doses das vacinas contra a Covid-19.

Desse total, 2.540.677 pessoas já tomaram as duas doses, 224.299 tomaram vacina de dose única e 6.964.113 pessoas tomaram a primeira dose e precisam da segunda para completar a imunização.

< Prazo para renovação de contratos do Fies é prorrogado O racha do tráfico e a disputa entre Rabicó e Faustão no Salgueiro <